quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Gestores se reúnem para discutir plano contra a dengue

[PLANO DE AÇÕES] Secretários da Saúde do Estado e dos municípios se reunirão na sexta-feira para elaborar o plano de ações para o combate à dengue. O documento deve ser enviado ao Ministério da Saúde para o recurso federal ser repassado

FOTO: O POVO / IANA SOARES
O Estado vai reunir, na próxima sexta-feira, 11, o secretário da Saúde do Ceará e os titulares das secretarias municipais para discutir o plano de contingência contra a dengue. Estarão reunidos os secretários de 51 municípios considerados prioritários – classificação que leva em conta, principalmente, o número de casos da doença. O plano para o combate à doença no Estado deve ser enviado ao Ministério da Saúde para que o Estado receba o futuro repasse do Governo Federal que financiará as ações.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) adiantou que, na reunião da próxima sexta, o Estado deve anunciar novos investimentos para as ações contra a dengue. De acordo com informações do Ministério da Saúde, os municípios do Ceará receberão um incentivo de R$ 5,2 milhões para ampliar as ações contra a dengue. Antes, no entanto, os gestores devem apresentar um plano de contingência ao Ministério.

No documento, devem conter metas como a manutenção do número adequado de agentes de controle de endemias para uma maior cobertura das visitas domiciliares, realização do levantamento da infestação de larvas do mosquito, além de adequar a rede de atenção primária para atender os casos na área de abrangência. A Sesa informa que apoiará as ações municipais.

Plano de ações

A assessoria de comunicação do Ministério informou que o plano de ações de todos os municípios deve ser recebido até o dia 15 de dezembro. O Estado tem um plano de qualificação das ações de prevenção e controle da dengue, mas cada município também deve apresentar um.

No Brasil, serão investidos R$ 90 milhões, conforme o órgão federal. A estratégia foi anunciada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em outubro. Devem receber os recursos 989 municípios. Neste ano, o Ceará confirmou 53.238 casos de dengue nos 177 municípios. De dengue hemorrágica,foram 169 – 100 na Capital e 69 no Interior. Houve 57 mortes. Dessas, 24 na Capital. Em Caucaia, foram registradas cinco.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O Plano de Contingência e o termo de compromisso detalhando as ações a serem executadas contra a dengue devem ser aprovados na Comissão Intergestores Bipartite dos estados.

Municípios com mortes confirmadas:
Fortaleza (24 mortes), Caucaia (5), Itapipoca (3), Itaitinga (2), Morada Nova (2), São Gonçalo do Amarante (2), Acarape (1), Aiuaba (1), Chaval (1), Chorozinho (1), Granja (1), Icó (1), Maracanaú (1), Maranguape (1), Monsenhor Tabosa (1), Ocara (1), Quixadá (1), Tejuçuoca (1), Aratuba (1), Russas (1), Amontada (1), Ararendá (1), Boa Viagem (1), Iguatu (1) e Paramoti (1).
FONTE: Secretaria da Saúde do Estado (Sesa)

POR:
Daniela Nogueira
danielanogueira@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário